MAURICE JACQUES BAZIN (1934 -2009)

Nasceu em Paris, França. Formado na École Polytechnique de Paris. Ph.D. em física nuclear experimental de altas energias pela Stanford University em 1962.

Até 1975, foi professor das Universidades de Princeton e Rutgers (USA), e fez parte sempre do coletivo e revista “Science for the People”.
Coordenou oficinas de treinamento de professores de Ciências na África (Angola, Guiné Bissau) através da UNESCO. Nos anos ’70 e ’80 foi correspondente da Revista Nature, em Portugal e no Brasil.

Na década de 80 passa a residir no Brasil onde foi professor da UNICAMP e do Departamento de Física da Universidade Católica do Rio de Janeiro, colaborando intensamente com o Professor Pierre Lucie, dedicando-se à melhoria do sistema de ensino de física básica. Foi pioneiro na divulgação científica e na formação de professores de ciência, tendo participado ativamente na fundação do primeiro museu interativo de Ciências do Rio de Janeiro, Espaço Ciência Viva.

Em 1987, fez parte do Conselho Editorial dos primeiros programas do Tome Ciência.

Faleceu no Rio de Janeiro, na segunda-feira de 26 de outubro de 2009, na Casa de Saúde S. José , em virtude de complicações após cirurgia para pontes de safena, e deixa três filhos e uma filha adolescente.