As novas tecnologias estão provocando uma revolução em diversas áreas do saber. Na educação, responsável pela construção dos alicerces do conhecimento, não é diferente. O uso do rádio e da televisão, associados à internet, que além de ter suas características singulares ainda congrega as outras mídias, faz com que haja um crescimento no número de cursos a distância oferecidos pelos estabelecimentos de ensino, sendo eles públicos ou privados. Neste debate, especialistas falam sobre as características desta forma de educação e a relação deste método com os tipos de tecnologia usados.
Participantes: Lígia Silva Leite, coordenadora do Pólo Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), pós-doutora em tecnologia educacional pela Universidade de Pittsburgh, professora do mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e professora do curso de doutorado em tecnologia educacional e educação a distância da nova Southestern University da Flórida. Maria Esther Provenzano, técnica em assuntos educacionais e coordenadora da divisão de projetos educacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet), socióloga com mestrado em educação em novas tecnologias pela Universidade Estácio de Sá e especialista em avaliação a distância pela Universidade Federal de Brasília. Lina Pastor Romiszowski, pedagoga, pesquisadora em educação a distância, mestre em tecnologia educacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora em design e desenvolvimento instrucional pela Siracuse University e diretora técnico-pedagógica da empresa Tecnologia Treinamento e Sistemas.