Programa 01 – 3/10/1987: Foi ao ar em cadeia nacional comandada pela TV Educativa, com uma edição especial em que o primeiro ministro de Ciência e Tecnologia que o Brasil teve, Renato Archer, respondia às perguntas dos cientistas que integravam o Conselho Editorial do programa. Muito curioso ver o que se pensava à época!
Programa 02 – 10/10/1987: Foi ao ar, em cadeia nacional liderada pela TV Educativa do Rio de Janeiro, atual TV Brasil, o segundo programa Tome Ciência. Ao contrário do primeiro, uma semana antes, que foi um especial com o Ministro Renato Archer, este apresentava a fórmula de revista eletrônica com notícias da semana contextualizadas, reportagens e entrevistas. Nas reportagens, a busca da vacina contra a esquistossomose, a primeira corrida de carros movidos por energia solar, a análise de cientistas sobre a dose de realidade produzida pelo filme Robocop, sucesso da época, e o que já existia de inteligência artificial nos produtos da época, inclusive as imagens dos primeiros robôs na indústria. Na entrevista, a análise do acidente nuclear em Goiânia, quando pessoas comuns seguraram, sem proteção, material radioativo. No formato, a novidade dos temas serem introduzidos por vinhetas produzidas pela computação gráfica que se produzia na época no Brasil, na empresa Cobra Computadores. Tudo sonorizado por música dos primeiros sintetizadores eletrônicos de som.
Programa 03 – 07/11/87: No terceiro programa, conferimos reportagem no Museu Ciência Viva e entrevista com a cientista social Lúcia Lippi de Oliveira. Além disso, matérias sobre a Fiocruz e o desenvolvimento de novos inseticidas biodegradáveis, a tecnologia a favor da arte com o artista Stevie Wonder e o buraco na camada de ozônio.
Programa 04 – 14/11/87: No quarto programa, matérias sobre a Petrobras e os supercomputadores, pesquisa e criação de equipamentos biomédicos, publicações da editora da SBPC. Na entrevista, a geóloga Cristina Wiedemman fala sobre preservação da Terra.
Programa 05 – 21/11/87: No quinto programa, entrevista com Alberto Guimarães sobre lixo atômico e reportagens sobre o Congresso sobre câncer e hormônios em Hamburgo, tratamentos medicinais à base de radiação, simulador odontológico da UFRJ e carros anfíbios.
Programa 06 – 28/11/87: Reportagens: os corantes naturais pesquisados na Embrapa, as mulheres na indústria de informática, a luta contra a extinção do falcão peregrino, o robot que tocava violão. Estúdio: Entrevista com Mauro Arruda, Presidente do INPI, sobre pesquisas e investimentos.
Programa 07 – 05/12/87: Reportagens: pesquisa sobre jacaré papo amarelo, os avanços tecnológicos da imprensa. Internacional: o Voyager, a nave americana não tripulada que explora o espaço. Estúdio sobre o código de ética com Laerte Vaz Melo, presidente do Cremerj.
Programa 08 – 12/12/87: Reportagens: Ao hábitos alimentares da preguiça, como ela vive; O Bilirrubinometro, aparelho criado por uma brasileira, que evita a Icterícia em recém-nascidos. Internacional: Feira de Telecomunicações na Suíça ; hipnose, sua aplicação com médicos americanos. Estúdio: Luiz Pinguelli Rosa fala sobre o acidente em Goiânia.
Programa 09 – 19/12/87: Reportagens: A pintura milenar de Ana Durães, entrevista com diretor da FINEP sobre os 20 anos da instituição internacional: A comunidade científica da IMB e a experiência de transplante s de órgãos em animais (ratos e cachorros).
Programa 10 – 26/12/87: Reportagem: Entrevista exclusiva com o Ministro da Ciência e tecnologia, Luiz Henrique da Silveira. Internacional: Um novo sistema para oxigenar lagos.
Programa 11 – 02/01/88: Programa com depoimentos de varias personalidades da área científica e política sobre as perspectivas e previsões para o ano novo de 1988. Dentre os entrevistados: Renato Archer, Luiz Henrique Silveira, Sergio Arouca, Mª da Conceição Tavares.
Programa 12 – 09/01/88: Reportagem sobre o revestimento de titânio em ferramentas, uma novidade no Brasil. Internacional: A mágica da química; Rastreamento de animais através da eletrônica. Estúdio sobre a mania de ginástica dos dias de hoje com Rui Medina, Madel Luz e André.
Programa 13 – 16/01/88: Reportagens: Museu vai a praia, museu de astronomia divulga ciência para a população que vai a praia; os engenheiros populares; os moradores do morro e sua ciência na construção de barracos, como selecionar batatas e balonismo.
Programa 14 – 23/01/88: Reportagens: Poluição ambiental em Copacabana, conservação e restauração de papeis na casa de Rui Barbosa. Estúdio com o Sociólogo Luiz Fernando Duarte sobre a mania Pirâmides (corrente). Internacional telefone celular (sem fio).
Programa 15 – 30/01/88: Reportagens: A cooperativa de gás no Rio de janeiro, uma forma alternativa de diminuir os gastos com combustível. Perfil de um cientista : Wilson Savino. Estúdio: Cristina Possas fala sobre registro de inventos e patentes. Internacional: desvios genéticos das plantas.
Programa 16 – 06/02/88: Reportagens: o aleitamento materno e suas implicações nos recém-nascidos prematuros, o perigo que representa as águas do mar do Leblon para a Av. Delfin Moreira. Estúdio com Amaury Santos; pesquisas no ano eleitoral. Internacional: carro automático.
Programa 17 – 13/02/88: Reportagem sobre a tecnologia do carnaval no Rio de Janeiro; a fobia social, um novo tipo de doença dos dias de hoje. Estúdio: Rita de Cássia fala sobre automação (da COOPE). Internacional: radiografia do felino.
Programa 18 – 20/02/88: Reportagem: biomédica da COPPE, suas pesquisas e aparelhos. Estúdio: Paulo Alceu fala sobre cursos de comportamento em frente as câmeras. Internacional o sistema solar e o trator gigante.
Programa 19 – 27/02/88: Reportagem: Na casa de Rui Barbosa o processo de microfilmagem para recuperação de documentos históricos. Instituto Estadual de Hematologia: exames, coleta e controle de sangue. Internacional: reflorestamento intensivo e robot operário.
Programa 20 – 05/03/88: Reportagem: no INPE mostra os avanços tecnológicos no departamento de meteorologia. Na Fundação Oswaldo Cruz, técnicos apontam o tratamento da leptospirose os riscos de contaminação.
Programa 21 – 12/03/88: Reportagem: No INPE, o grande projeto de desenvolvimento do primeiro satélite brasileiro. Internacional: A comunicação com as baleias e as proteínas da cevada.
Programa 22 – 19/03/88: Reportagem: tome ciência foi ate a COPPE, na UFRJ, para mostrar como os computadores estão auxiliando na construção dos navios. Entrevista Fabio Soares, presidente da FINEP fala dos recursos e projetos. Internacional: 1ª fabrica espacial EUA.
Programa 23 – 26/03/88: Reportagem tome ciência mostra o estagio e as questões políticas dos softwares no congresso nacional de tecnologia telemática e informação. Entrevista Wanderley Santos sobre grupos suprapartidários. Internacional: telescópio.
Programa 24 – 02/04/88: Reportagem precisão habilidade e segurança tornam a formula um mais do que um esporte emocionante Tome Ciência entrevista técnicos e pilotos. Estúdio: Nelson Pretto sobre ensino de ciências. Internacional: as proteínas das ostras W/S
Programa 25 – 09/04/88: Reportagem: A Fenabio 88 , no Riocentro, é o grande tema deste programa do Tome Ciência. Você vai ver e ouvir as opiniões e obstáculos de desenvolvimento do setor no Brasil. Entrevista José Eugenio, da engenharia de transportes da PUC. Internacional: laser
Programa 26 – 16/04/88: Reportagem: opinião popular sobre a imagem dos índios na nossa sociedade. Entrevista: o líder indígena Cukrhã expõe seus argumentos. Internacional: imunologia (DPA)
Programa 27 – 23/04/88: Conferimos a representação gigante de uma célula vegetal produzida pela Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia e a utilização dos vídeos-disco como inovação no ensino de arquitetura. Além disso, entrevista com Elon Lajes, vice-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (INPA) e reportagem no Zoológico do Rio de Janeiro sobre filhotes recém-nascidos no local.
Programa 28 – 30/04/88: Reportagem Roberto Nicolski fala sobre supercondutividade e congresso que vai ter no Rio de Janeiro. Operário em construção; homenagem do tome ciência ao dia do trabalhador a pesquisadora da FGV Lucia Lippi fala sobre literatura e historia suas relações.
Programa 29 – 07/05/88: Reportagem: você vai ver no tome ciência como é feita a produção do soro antiofídico no instituto vital Brasil. O entrevistado é José Monserrat, assessor do ministério da providencia social falando sobre o desarmamento e ainda uma matéria especial sobre o museu Emilio Goeldi.
Programa 30 – 14/05/88: Reportagem no museu do folclore, Raul Lody, antropólogo, fala da influência do negro na nossa cultura, Entrevista Ivan Alves Filho, historiador que esta lançando o livro Memorial Palmares que amplia o conhecimento sobre Quilombos. Internacional: relógio muçulmano.
Programa 31 – 21/05/88: Internacional: aplicação didática do computador. Entrevista com Su Zhenxienge (diretor da academia de ciências sociais da China) Perfil da Dra. Nise Silveira, debate tema psiquiatria.
Programa 32 – 28/05/88: Especial sobre música. A alta tecnologia na musica um programa especial sobre a invasão de computadores e sintetizadores no som nosso de cada dia. Entrevistas com Eduardo Camenietzk, maestro e Francisco Frias do grupo Ego Trip. Internacional: Kitaro.
Programa 33 – 04/06/88: O avanço das telecomunicações no Brasil e no mundo no Américas Telecom, Guitarras Brancatti: tecnologia nacional a nível internacional. Entrevista Daniel Benchimol sobre a campanha de prevenção do diabetes.
Programa 34 – 11/06/88: Entrevista com Tito Ryff (presidente do Corecom) sobre a conversão da divida externa. Paleontologia – 15 de junho é o dia do paleontólogo. A reportagem mostra o acervo de fósseis do Dep. nacional de produção mineral.
Programa 35 – 18/06/88: Reportagem especial sobre o departamento de sensoriamento remoto do instituto de pesquisas espaciais de São José dos Campos. Entrevista com Raimundo Damasceno ( Prof. Do instituto de oceanografia química da UFF). Internacional instituto geográfico nacional.
Programa 36 – 25/06/88: O Instituto de Engenharia Nuclear desenvolve tecnologia própria na produção de radioisótopos, que e fundamental para a medicina nuclear e para o tratamento de doenças da tireoide e o câncer. Entrevista João Carlos Garcia sobre o II congresso da historia da ciência e tecnologia.
Programa 37 – 02/07/88: Entrevista com Vera Feitosa sobre a boa comunicação nos textos científicos. Matéria: o Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde – Nutes, da UFRJ fez o vídeo Úlcera Péptica, a última que morre, que o Tome Ciência apresenta no Canal Aberto.
Programa 38 – 09/07/88: Matéria sobre a interdição do viaduto do Joá no Rio de Janeiro. Entrevista com Darcy de Almeida, diretor do instituto de biofísica da UFRJ, sobre a 40ª reunião da SBPC. Matéria sobre missão completa espacial do instituto de pesquisas espaciais.
Programa 39 – 16/07/88: Reportagem especial sobre a 40ª Reunião Anual da SBPC.
Programa 40 – 23/07/88: Reportagem: Energia Nuclear foi um dos temas de destaque da 40ª Reunião Anual da SBPC. Entrevista com Ildeu de Castro, professor de física do instituto de física da UFRJ. Internacional: desenho animado por computador.
Programa 41 – 30/07/88: Reportagem sobre o Instituto Oceanográfico da USP. Reportagem: Tema – Universidade – Reitores analisam as principais questões que ameaçam o ensino e a pesquisa acadêmica.
Programa 42 – 06/08/88: Reportagem: O colégio Afonso Celso utiliza sucata domestica para ensinar ciência aos seus alunos. Entrevista: Pedro Pruna da academia de ciência de Cuba. Reportagem O museu nacional – Sua historia e seu acervo.
Programa 43 – 13/08/88: Reportagem Internacional: pesquisadores utilizam novos métodos de conservação de múmias. Entrevista Maria Helena Silveira – Coordenadora do núcleo de produção da UFRJ. Reportagem: o avanço da biotecnologia vegetal na UFRJ.
Programa 44 – 20/08/88: Helio Azevedo presidente da SUCESU fala sobre as novidades da informática no Brasil – Reportagem a ressonância magnética no hospital Albert Einstein SP enzimas na Fiocruz.
Programa 45 – 27/08/88: Geoprocessamento na UFRJ Sucesu 88, a feira de informática e sua importância no panorama nacional. Entrevista exclusiva com o novo Ministro da Ciência e tecnologia, Ralph Biasi que revela as prioridades do ministério.
Programa 46 – 03/09/88: Reportagem os remédios fabricados no Brasil e a questão das patentes. Estúdio: José G. Temporão sobre patente dos remédios. Estúdio com José Monserrat Filho sobre a democracia na U.R.S.S. e o estagio da ciência. Internacional: Cray II Simulador
Programa 47 – 10/09/88: Reportagem: a medicina nuclear no Brasil. Estúdio com Luis Renato Caldas sobre o Conselho Superior de Política Nuclear Reportagem utilização de um trenzinho de brinquedo para estudo sobre segurança nas ferrovias Internacional feira de química.
Programa 48 – 17/09/88: Galileu um robot brasileiro utilizado em escavações prevenção de incêndio nas matas em Linhares. Estúdio com Ronaldo de Freitas Mourão sobre Marte os 25 anos COPPE.
Programa 49 – 24/09/88: Reportagens: novos métodos de controle do trafego – DER, partituras feitas por computador. Estúdio com Helio Monteiro Penha sobre as queimadas Procap programa da Petrobras sobre um veiculo de controle remoto submarino partituras de Baoh no computador.
Programa 50 – 01/10/88: Entrevista com Ricardo Jarbace sobre a fabricação de chips no Brasil perfil profissional de Nelson Maculan. Reportagem: tomografia computadorizada a tecnologia da medicina nuclear nos exames e comentário de José Monserrat sobre divida externa e desenvolvimento tecnológico. Internacional: relógio atômico.
Programa 51 – 08/10/88: Vídeo especial sobre o muriqui, um macaco que só sobrevive na mata atlântica e que está ameaçado de extinção por causa do desmatamento e das queimadas. O vídeo mostra ainda outros animais que estão também ameaçados de extinção, como o mico leão dourado, a saíra azul e o guariba.
Programa 52 – 15/10/88: Estúdio com Alberto P G Filho sobre a visão da SBPC das novas medidas do governo. Reportagem sobre maçarico de plasma que facilita o corte de aço etc. Comentário de José Monserat sobre a ciência Brasil/URSS e matéria sobre recursos hídricos.
Programa 53 – 22/10/88: Especial Hans Donner.
Programa 54 – 29/10/88: Reportagem: a tecnologia na avaliação de ouro. Estúdio com Claudio Visconti sobre hiperinflação e modo de ver com José Monserrat falando sobre geoestacionária.
Programa 55 – 05/11/88: Estúdio com Pedro Leitão do CNPq/RJ sobre pesquisa apontando a ciência como confiável pelo povo/Matéria sobre esquistossomose na Fiocruz através de pesquisa na planta coroa de cristo, modo de ver com José Monserrat sobre crise econômica e ciência.
Programa 56 – 12/11/88: Estúdio com João Luiz Van Tilburg sobre a influencia do TER na TV no voto/reportagem sobre tomógrafo computadorizado de materiais que permite uma analise interior do objeto e modo de ver com José Monserrat Filho. Internacional: laboratório do andar.
Programa 57 – 19/11/88: Reportagem com Alberto Neubauer sobre ervas medicinais. Estúdio com Emilio Mira y Lopez sobre a utilização de ervas medicinal e a medicina Alopata. Internacional: sobre a inteligência artificial e as varias funções do computador.
Programa 58 – 26/11/88: Reportagem sobre leite contaminado e novo disco para computador da IBM, o HDA. Estúdio com Moyses Nussenzveig sobre mudanças na política científica. Internacional: vinhetas feitas por computação gráfica
Programa 59 – 03/12/88: Estúdio com Janete Bolite Frant sobre a popularização da ciência. Reportagem sobre metais pesados nos alimentos. Modo de ver com José Monserrat Filho sobre a ecologia e vinheta da digital productions feita por computação gráfica.
Programa 60 – 10/12/88: Perfil do cientista Carlos Chagas Filho. Estúdio com Luis Pinguelle Rosa sobre ecossistemas e energia nuclear Internacional sobre observatórios espaciais. Vinhetas feitas por computação gráfica (Omnibus Computer Graphics Corporation)
Programa 61 – 17/12/88: Reportagens Abia e o 1º banco de dados sobre AIDS. Perfil do profissional Manuel Manhãs do Jardim Botânico. Modo de ver com Monserrat sobre choque ecológico global (2ª p) mat int/lab impulso de luz mais curto do mundo. Entrevista com Virginia Shall sobre a ciranda de livros de ciência. Internacional: vinhetas da Toyo Limks
Programa 62 – 24/12/88: Reportagem com Ennio Candotti sobre a ciência Hoy (Argentina). Estúdio com Junito Brandão sobre o mito do Papai Noel e o Povo Fala.
Programa 63 – 31/12/88: Estúdio com Maria Andrea Loyola sobre crenças populares no passagem do ano. Reportagem sobre o serviço da hora com Paulo Mourille e Ronaldo Mourão sobre os anos da terra. Modo de ver com Monserrat sobre o ano de 88 na área de CT e povo fala cientistas.
Programa 64 – 07/01/89: Reportagem sobre retardamento mental/exame do pezinho. Entrevista com Lincoln de Abreu Penna sobre os 100 anos da republica e cenas do filme uma cilada para Roger Rabbit, a tecnologia no desenho animado.
Programa 65 – 14/01/89: Estúdio com Paulus Gerdes sobre nova técnica de ensino em Moçambique. Entrevista com Marcos Farina, matéria sobre a física da música e astronomia para raio X. Comentário Monserrat sobre o fim do MCT e mais uma vinheta da serie de vinhetas internacionais (obvious vision).
Programa 66 – 21/01/89: Estúdio com Darcy Fontoura de Almeida sobre o fim do Ministério de C e T. Matéria sobre a caneta ótica. Modo de ver com José Monserrat Filho também sobre o fim do Ministério e mais uma vinheta internacional (Sogitec).
Programa 67 – 28/01/89: Programa especial. Entrevista com o Ministro do Desenvolvimento Industrial Ciência e Tecnologia, Roberto Cardoso Alves.
Programa 68 – 04/02/89: Matéria sobre a INSTALSON que faz o som da passarela do samba com Antonio Machado. Entrevista com Marçal e Luis Assumção sobre variações acústicas da bateria. Estudio com Gercilga de Almeida sobre a história do carnaval.
Programa 69 – 11/02/89: Estúdio com Roland Baraud sobre os abalos em Angra. Perfil do cientista José Leite Lopes. Matéria internacional sobre Biosfera 2.
Programa 70 – 18/02/89: Entrevista com João Paulo de Almeida Magalhães sobre tecnologia no Brasil. Matéria Internacional Sangue Encapsulado. Matéria sobre o Epics 751 aparelho que analisa as células – Fiocruz e vinheta internacional Fantastic Animation Machine.
Programa 71 – 26/02/89: Estúdio com Humberto Brandi sobre a crise de verbas na C e T. Matéria sobre cerradinho no zoo do rio sobre os edifícios inteligentes aqui o Ed do Citybank é controlado por computador. Matéria Internacional pesquisa de vida em Marte através da Antártida.
Programa 72 – 04/03/89: O programa tem como tema o trabalho de restauração e conservação, com reportagens no Laboratório de Conservação e Restauração da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte e com o restaurador de discos da música popular brasileira Ayrton Pisco.
Programa 73 – 18/03/89: O programa apresenta o Museu de Astronomia e Ciências Afins em São Cristovão, o trabalho dos paleontologistas na exposição Montando um Dinossauro no Museu de História Natural e o processo de refinaria do petróleo e a rede de distribuição através dos gasodutos pela Petrobras nas plataformas da Bacia de Campos.